• Facebook: EmbaixadaCaboVerdeWashingtonDC/
  • Twitter: jm j
  • YouTube: embcvusa

ERUPÇÃO VULCÂNICA NA ILHA DO FOGO

ERUPÇÃO VULCÂNICA NA ILHA DO FOGO

COMUNICADO N.º 64

GEOFÍSICA

Entre as 08h00 do dia 25 e as 08h00 do dia 26/01/2015, a intensidade do tremor vulcânico manteve a oscilação, com uma ligeira tendência para aumentar até as 11h00. No período das 11h00 até as 16h00, sofreu uma brusca tendência de aumento, tendo atingido valores similares aos observados antes do dia 24/12/2014. Entre as 16h00 e o fim do período, o tremor vulcânico tornou-se numa tempestade de eventos de longa duração, com intervalos de tempo entre eventos sucessivos com tendência para diminuir e formar um sinal contínuo, ou seja em tremor vulcânico. Durante todo o período de análise, foram registados eventos resultantes de explosões, os quais, em determinados períodos, foram muito intensos e frequentes.

Após um breve período de deflação, os registos inclinométricos, particularmente da estação do Monte Beco, mostraram uma tendência para inflação a partir das 07h30 até as 20h00. Esta tendência resulta da deformação do solo produzida pelo aumento do fluxo de magma, sugerido pelo aumento significativo da intensidade do tremor vulcânico.

Sublinha-se que as imagens térmicas da Ilha do Fogo mostram que houve um aumento da radiação térmica à superfície e, tendo em consideração o aumento da intensidade do tremor vulcânico, houve, igualmente, efusão de lava.

Estas observações sugerem um agravamento com reactivação. Tendo em conta a sequência de eventos de longo período, a actividade eruptiva poderá continuar com explosões e efusão de lava nas próximas 24 horas.

O INMG continuará a monitorizar a evolução da situação e a fornecer informações actualizadas, através dos seus serviços operacionais.

Ilha do Sal, 26 de Janeiro de 2015

loading map...
Click item below to move to





Videos

Copyright © 2018 Embassy of Cape Verde in USA. All Rights Reserved.
Joomla! is Free Software released under the GNU General Public License.